Comunidade celebra Semana Santa em Bento Rodrigues

Texto: Silmara Filgueiras

Fotos: Daniela Félix

bento_semanasanta-3-2

Depois de um ano sem realizar a tradição da Semana Santa em Bento Rodrigues, grupo de moradores voltou ao distrito para celebração dos festejos religiosos. Os “Loucos pelo Bento”, como costumam se chamar, reuniram-se no último fim de semana e compartilharam momentos de fé e oração. O encontro foi também um manifesto de resistência e pertencimento ao local.

 

bento_semanasanta-3-27 copy

Para garantir a estadia dos quatro dias no distrito, os atingidos precisaram  improvisar: o fogão, as mesas, os bancos de madeira, a iluminação sustentada por um gerador de energia e as barracas para dormir dentro de suas próprias casas. Dona Maria Quintão mostrou o chuveiro: um balde alumínio furado com uma ducha. “É assim: a gente esquenta a água lá no fogão e coloca aqui dentro”, explicou.

 

Mesmo com todos os desafios estruturais enfrentados para estar em Bento Rodrigues, a paixão pelas terras é o que motiva o grupo a se deslocar até lá sempre que encontra uma oportunidade, seja para passar um final de semana ou celebrar as festas tradicionais.

 

Neste ano, foram eles mesmos que organizaram a programação da Semana Santa: Via Sacra, celebrações na Igreja das Mercês.

 

Assim como em muitas comunidades mineiras, em Bento Rodrigues é tradicional a queima do Judas no Sábado de Aleluia. Segundo atingidos, o ato simbólico teve a intenção de expor a quebra de confiança dos moradores de Bento em relação à empresa. Eles esclarecem que o gesto não se direciona a empregados da Samarco, mas à própria mineradora.

bento_semanasanta-3-18

Andreia Sales, atingida de Bento, conta como se organizaram para celebrar a Semana Santa:

“Fizemos a programação e conversamos com o Padre. O promotor pediu para a Samarco limpar as ruas e então, no dia 1º de Abril, fizemos a Via Sacra. Na semana seguinte voltamos e passamos quatro dias lá. No sábado, 16, ficamos até tarde festejando. É sempre muito prazeroso passar esses dias juntos… O que se ouvia é que ninguém queria ter que ir embora. A vontade era de ficar no Bento”.

bento_semanasanta-3.jpg
Queimação do Judas, representando a empresa Samarco

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: